quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pausa 01


Certas coisas pedem pausa. 

Apesar de uma paixão grande por ilustração, as minhas inspirações não vêm apenas desse campo. Tudo aquilo que causa algum tipo de sensação é, para mim, uma grande oportunidade de pensar, o que leva à análises infinitas sobre a vida, o quotidiano e as relações interpessoais. Em meio a tanta coisa, gostaria de fazer essas pequenas "pausas" e compartilhar com vocês alguns momentos. Talvez te leve a alguma reflexão também ou simplesmente não leve a lugar algum. Fique tranquilo, não tenho a intenção de convencer, nem mesmo desejo que concorde comigo. Mas caso isso te leve a simplesmente pensar em algo, puxe uma cadeira - podemos talvez ter a uma boa 'discussão de bar' em algum café da esquina.


Filme: A garota que conquistou o tempo (Toki wo kakeru shoujo)


Já digo que não pretendo contar o filme inteiro por aqui porque não é o objetivo e lógico, estaria estragando toda história. A personagem principal é uma menina no seu último ano de colegial chamada Makoto. Ela tem dois grandes amigos, Chiaki e Kousuke. Em determinado momento, muito ao acaso, Makoto ganha a incrível habilidade de saltar no tempo. Podia voltar e fazer as alterações que desejava. Era muito bom até o momento em que ela percebe as consequências de suas mudanças.

O que mais fixou na minha cabeça foi uma frase escrita que aparece no início e final do filme: "Time waits for no one". Por mais que Makoto pudesse voltar no tempo, ela ainda precisava tomar decisões. Porque como a frase diz, o tempo não espera. Não espera por Makoto e nem por ninguém. Ele exige que você aja. Nessa sequência, há a compreensão de que toda ação possui uma reação. Você tem poder de escolha em um primeiro momento mas o desencadeamento de eventos seguintes não possui seu controle. Ou possui? Se pensarmos em cadeia, temos que somos a todo o instante - ação e reação. 

Por fim, deixo a pergunta que a tia conselheira de Makoto faz, que me marcou também. "Enquanto você volta no tempo e se dá bem, algumas pessoas não estão sofrendo no seu lugar?". A escolha de lidarmos (ou mesmo de não lidarmos) com nossos próprios momentos - seja ele bom ou ruim - possui efeito no momento alheio?


É isso. Boa inspiração a todos! 

Paula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário