terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pausa 09


Ultimamente tenho assistido à temporada MasterChef, no programa da Band. Não! Não vim elogiar o reality show e muito menos desmerecer. Só dei um pause porque uma pessoa me chamou muita atenção. Paola Carosella é cozinheira e uma integrante do juri que avalia os pratos dos candidatos. Acho simplesmente incrível o modo como ela é apaixonada pela cozinha. É de um conjunto que envolve classe, elegância, intelecto, dinamismo e beleza sem tamanho.  Uma das frases que ela sempre cita é "O primeiro ingrediente que você precisa é sua cabeça, sua inteligência". Não importa se você não sabe o que fazer, se você "pensa" em primeiro lugar, ainda há solução. 
Na biografia dela, ela fala num trecho as coisas que ela acredita, que eu me identifiquei muito porque se aplica perfeitamente à questão da ilustração pra mim. São valores que eu acredito e ver o modo como ela leva a profissão em cima disso me inspira muito. Espero um dia ter isso totalmente firme na minha cabeça. Então resolvi postar aqui o que ela escreveu, intercalando com alguns comentários bobinhos meus, mais por diversão e porque realmente refleti o quanto isso fez sentido pra mim. 
"Eu acredito:"
Nos ingredientes: Frescos, de boa procedência, naturais, bem criados, simples, nobres (é melhor pouco de algo muito bom, que muito de algo mais ou menos)
- Nesse ponto refleti mais sobre a produção de material/trabalho. Na minha opinião hoje, acho que vale mais a pena um trabalho bom no qual você realmente acredite no potencial e na idéia, do que vários apenas pra encher portifólio.
Numa mão suave e delicada, mas firme e bem intencionada.
- A atenção aos detalhes e cuidado na produção são bem necessários, mas antes de tudo é muito bom quando a obra tem profundidade. 
No respeito: pelo ingrediente, pelo colega, pelo fogo, pelo cliente, pelo agricultor, pelo pescador, pelo lixeiro, pela natureza.
- Ser grata a todo o processo e às pessoas envolvidas na trajetória. 
Na constância: todos os dias, a mesma coisa, dia após dia, sem reclamar.
- Como eu li uma vez "Vai com tudo! E se der sono, vai com sono mesmo!" hahah! Go!
Na paciência, saber esperar, muitas coisas na cozinha demoram muitas horas, muitos dias, muitos meses para ficarem prontas. Assim como na vida... tudo tem seu tempo.
- Tudo tem seu tempo... 
Na coerência: respeito as nossas raízes, ao lugar, ao clima, ao momento.
- Nunca perder seus valores.
Na humildade: O prato é quem fala, não é o cozinheiro. 
- Deixar a sua arte chegar antes de você.
No desejo. Por que sem desejo não atravessamos nem a rua.
 - Vontade maior. Maior que qualquer desculpa. Maior que qualquer decepção. Maior que um "não". Vários "não's". Maior que meu orgulho. Quando a vontade é assim, não tenho dúvidas que isso que eu sinto é amor pelo que eu faço.
Paola Carosella
Cozinheira
- E comentários incovenientes no meio por mim hahah! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário